domingo, 8 de maio de 2011

Resenha #15

Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, Cassandra Clare

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.



Resenha:

Aventura, sobrenatural, romance e muita ação. Tudo o que você precisa em um bom YA Book.

Cidade dos Ossos, hoje, é um dos livros mais comentados na Blogsfera Literária. Não é por menos, o livro traz uma série de acontecimentos que consegue prender o leitor até o fim.


Clary é uma garota normal, ou pelo menos era isso que ela achava, até presenciar um assassinato em uma boate. Nesse assassinato muito estranho, ela descobre que ha um submundo cheio de demônios, vampiros, lobisomens, que só ela consegue ver. Depois de alguns incidentes, sua mãe sequestrada, e Clare percebe que está mais conectada a esse "novo" mundo do que sabia. E é com a ajuda de um garoto meio anjo meio humano, Jace, Clare vai correr vários perigos até descobrir toda a verdade do seu envolvido.


A autora consegue descrever personagens para cada tipo de gosto, tem o mais quietinho, o mais chato, carismáticos e assim por diante. Os diálogos são interessantes e fáceis de ler. Ela consegue colocar vários elementos na estória principal que dá aquela aliviada nos momentos de ação.

E os cenários em que se passa a estória é muito diferente, já que estamos acostumados com cidadezinhas e escolas segundarias. Aqui os personagens tem uma cidade inteira, Nova York, para fazer acontecer.


Mesmo o tendo todos esses elogios ai em cima, a autora consegue se perder em algumas partes.
Para quem não sabe, a autora ficou conhecida na internet por suas FanFics de Harry Potter e Senhor dos Anéis. E a estória acaba sendo um emaranhado de coisas do mundo de J.K não que isso seja ruim, já que eu tenho a saga do bruxinho como uma das minhas favoritas, mas semelhanças não são mera coincidência. Tenha uma espécie de varinha, os humanos tem um “apelido” (na estória de J.K é trouxas e na de Cassandra é mundanos), personagens com briguinhas e por ai vai.

E o final, mesmo não deixando tão aperto, ela deu informações demais e os personagens se perderam. Eu esperava algo em que teria que correr para livraria, mas quando acabei, apenas fechei o livro e comecei outro. Cidade dos ossos teve um final até que feliz.

Só para acabar essa resenha, a capa é muito bonita. Não gostei do papel não ter plastificação, mas acho que foi apropriado para dar aquele brilho. E uma coisa reclamar, não entendi o porque de todo começo do capitulo a primeira linha ser com a font da capa.

4 comentários:

Ana Ferreira disse...

Bem, quero muito, muito meeeeeesmo ler Cidade dos Ossos. Acho que tem uma história interessante, apesar das influências que provavelmente sofre, de acordo com as suas citações.
O que também acho inevitável pois, afinal, as histórias inspiram-se em outras histórias, os novos autores inspiram-se nos antigos e assim provavelmente acontece com Cassandra. O legal mesmo é ela conseguir criar em cima do que já existe algo novo, personagens desconectadas às consagradíssimas de HP, por exemplo.
A própria J.K. Rowling afirmou diversas vezes que sua maior inspiração literária é, ninguém mais ninguém menos que, Tolkien.

Beijos,
Ana - Na Parede do Quarto

Kamila Raupp disse...

Não vejo a hora de leeeer *-*

Beijão, Kamila.
http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

Fefa disse...

Quero muito ler esse livro!! Parece ser emocionante.

Bjos
http://entreumlivroeoutro.blogspot.com

Débora disse...

Ótima resenha!
Quero muito ler o livro, e claro já estou participando do sorteio! Até mais!

Postar um comentário