domingo, 15 de janeiro de 2012

Resenha #37

O Hobbit - J.R.R Tolkien


Faz tempo que não escrevo uma resenha e posto aqui no blog. E esse livro eu não li com intenção de resenhar, mas também não poderia deixar de falar o que vivi, sim, eu vivi alguma coisa quando li "O Hobbit".



Bilbo Bolseiro é um hobbit. Você não sabe o que é um Hobbit? Estes são criaturas calmas, que gostam de sossego, muitas refeições e acima de tudo um bom cachimbo de ervas para relaxar. E é em mais um dia dessa vida pacata de Hobbit que o senhor Bolseiro vai ser convidado para a maior aventura de sua vida, e a maior aventura que qualquer Hobbit tenha vivido até então.

Com a ajuda do mago Gandalf é que Bilbo se juntará há mais 13 anões e atravessará toda a Terra Média para enfrentar um dragrão e recuperar tentar o ouro roubado. Mas é claro que antes ele passará por muitos perigos e achará aquele cujo objeto é "precioso" para alguém.



Eu sempre ouvi que o autor J.R.R Tolkien é o pai da literatura fantástica juvenil, o criador das grandes fantasias e das mais belas e grotescas criaturas do imaginário de qualquer criança e adulto. E "O Hobbit" é exatamente isso, é uma aventura pela mente criativa de um autor brilhante.

O mundo criado em O Hobbit, a famosa terra média, é de se aplaudir. O autor descreve cada detalhe de cada caminho, cada detalhe de cada montanha, de cada florestas, lagos e cavernas. Sendo impossivel não se maravilhar e sentir o ar puro dessas florestas ou a escuridão das cavernas.


O livro foi escrito para o seu filho, então a escrita é leve e descontraida, mas cheia de detalhes e personagens marcantes. O autor consegue dar vida e personalidade a cada um e rechear de canções para transportar aquilo que os personagens estão sentindo.

A trama começa simples, mas depois passa para uma estória grandiosa e os mais diversos tipo de criaturas são adicionados, aqui temos elfos, homem urso, magos, trolls, orcs, dragões. Mas tudo se encaixa na mais perfeita ordem, sem deixar para traz dúvidas ou pontas.


O Hobit pode ter sido escrito para uma criança, mas ele não deve ser só lido por elas. Esse livro foi escrito para aqueles que estiverem prontos para enfrentar Trolls, Orcs, Dragões e se encantar com as mais belas canções cantadas pelos anões e outras criaturas magníficas. Então arrume uma boa poltrona e sente para viver tudo aquilo que "O Hobbit" tem para proporcionar.

0 comentários:

Postar um comentário