segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Resenha #3

Camundo O Desenho E A Sombra  - Nanuka Andrade


Na verdade essa resenha não foi eu quem fiz, mas estou postando pois o Blog "Lembra daquela história?" que é parceiro, pediu para eu postar.
E tambem estou postando pois quero pegar logo o livro em mãos, quando o Autor conseguir alguma editora. Mesmo nao sendo eu que fiz a resenha, gostei muito da estória e a arte da capa é linda demais.

Sinopse: Depois de fugir de um asilo de desvalidos, Camundo encontra abrigo na casa de um rico e influente ervateiro. O que poderia ser um final feliz para um menino abandonado acaba se tornando em uma infeliz sucessão de acidentes e infortúnios. Camundo não é um menino comum; é capaz de desenhar coisas terríveis, que acontecem logo em seguida: incêndios, acidentes e crimes, entre outras temeridades. O que Camundo não sabe é que desenhos assim podem despertar interesse de gente perigosa, como uma sociedade secreta, conhecida por Asseclas do Lagarto, que está disposta a tudo para trazer um segredo milenar à tona, escondido nos corredores subterrâneos da cidade.



Resenha:

Em meio a tantos livros dispostos na internet, entre textos integrais ou parte deles, que divulgam o trabalhos de diversos autores nacionais e suas criações, deparei-me com um de capa esverdeada, constando somente um menino segurando, com força, um lápis, parecendo que em posição de defesa.

Este é Camundo - O Desenho E A Sombra, uma estória infanto-juvenil, que demonstra muito mais do que uma simples aventura pelo ano de 1922.

O menino pálido, morador do Asilo dos Desvalidos, Camundo, órfão de pai e mãe, tem algo em si, além da fotofobia: um dom; ele desenha.
Os desenhos de Camundo lhe surgem aleatoriamente e sente uma necessidade imensa de passá-los para o papel, porém, não obstante, os desenhos acontecem num espaço curto de tempo. Como aconteceu com o tombo do Seu Lineu, diretor do Asilo.

"Depois disso, as coisas só fizeram piorar: Camundo desenhou pinheiros tombados, explosões que fizeram pelos ares velhas carroças de praça, e, enfim, o tombo do diretor…
-Um horror! -diria você."


O dom de Camundo desperou o interesse dos Homens do Lagarto, integrantes uma sociedade secreta muito perigosa, que precisam de Camundo o quanto antes para completarem sua experiência que abalaria a história do mundo.

Com Camundo, está na trama, Malini, a garota esperta e impertinente, com um olfato aguçado, que vem de Goa, na Índia, para visitar o pai Elano, e Cindina, a faz-de-tudo e assistente de Elano. Juntos, partem eles para desvendar os assombrosos mistérios dos Homens do Lagarto.
Nanuka Andrade consegue te prender na estória, usando um vocabulário belo e rebuscado, mas de maneira simplista, com os acontecimentos, explicações e aventuras no ambiente misterioso inexplorado da cidade de Curitiba, no ano de 1922. Detalhista, é possível imaginar os personagens e suas expressões perfeitamente. Repleto de diálogos e dos mais diversos personagens, recomendo uma leitura atenta, pois tudo é interligado, no final. Quando digo tudo, é tudo, mesmo!
Talvez os ambientes poderiam ser mais descritos. Mesmo sabendo onde as ações acontecem, o leitor deve se encarregar de montar os cenários em sua mente, assim como a diferença dos acontecimentos no tempo, dia e a noite, em algumas poucas partes.

Os capítulos finais me fizeram devorar o livro. Tensão, nervosismo. \o/
Me fizeram lembrar de Harry Potter! ^^



Camundo - O Desenho E A Sombra pode ser o primeiro livro de uma série. Mal posso esperar pelo segundo volume, se o Nanuka der continuidade ao projeto. :D
Possui algumas ilustrações nos primeiros capítulos, que, assim como a capa, são criadas pelo próprio Nanuka, que trabalha como ilustrador.

Está passando por um processo de análise há um tempo em uma editora que vem publicando autores nacionais. Esperamos ansiosamente por sua aprovação e publicação ainda para este ano!
Agradeço imensamente ao Nanuka, por confiar em mim e ter me enviado o livro digital para que lesse. Fico muito feliz por mais uma ótima amizade que o mundo literário me preoporcionou.


Conheça outros trabalhos do autor aqui.
Você pode ler os primeiros capítulos no site Bookess clicado aqui.
Camundo tem um site só dele, ainda em construção, mas vale a pena dar uma olhada na arte incrível de Nanuka clicando aqui!


Fonte: http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/2011/01/resenha-camundo-o-desenho-e-sombra.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Douglas! Muito obrigado por se interessar pelo Camundo e apoiar a publicação do livro. Estou imensamente lisonjeado com esse movimento tão espontâneo iniciado pelo Rafael e compartilhado por todos vocês. Espero honrar a sua confiança. Abraços!

Rafael disse...

Muito obrigado, Douglas!
Estamos progredindo! ;D
Grande abraço!

@rafaschiabel
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

nanuka disse...

Douglas! Adorei o novo visual do seu blogue!

Postar um comentário